terça-feira, 16 de junho de 2009

Eletricidade não existe!


Funciona com eletricidade.

O termo eletricidade, conforme se lê em centenas de livros e revistas, abrange um conjunto de proposições com muitos significados. Infelizmente esses significados são contraditórios, e isso conduz ao fato real de que não há nenhuma única substância, energia ou mesmo uma grandeza física que possa atender ao que é chamado de "eletricidade". Eletricidade não existe!
Quando lemos eletricidade, o texto em questão pode estar se referindo a quantidade de carga elétrica ou quantidade de partículas carregadas (portadores de cargas elétricas), ou a energia elétrica, ou a potenciais elétricos, ou a forças elétricas, ou a campos elétricos, ou a cargas elétricas em desequilíbrio, ou a potência elétrica ou, até mesmo, sobre fenômenos elétricos. Todos esses tópicos são encontrados em textos didáticos sob a mesma palavra; "eletricidade". Uma vergonha!
Parte desse problema desapareceria se nós usássemos a palavra Eletricidade apenas para designar um campo de estudos da Ciência ou uma classe de fenômenos, da mesma maneira que usamos os termos "Física" ou "Óptica" ou "Termologia".Ocasionalmente alguns autores fazem isso. Não é raro encontrarmos livros com títulos do tipo: FÍSICA - VOLUME 3 - ELETRICIDADE. Porém, com a mesma freqüência, retornam ao uso inadequado da palavra 'eletricidade' e passam a seus alunos situações elétricas destituídas de significado.
Texto extraído do site http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T07.asp, leia o resto da matéria e comente.

Um comentário:

  1. PRECISAMOS ATUALIZAR ESSE BLOG!!!PODIA COLOCAR O LINK DE CADE SIMU
    http://www.4shared.com/file/133754532/e59671b6/Simulador_CADe_SIMU.html

    ResponderExcluir